BCAA - Dicas de como suplementar

BCAA - Dicas de como suplementar

Postado em:
Blog - Nutrição
- 24/05/2018 10:13:49

Suplementação BCAA

Por Rafael Oliveira

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Os aminoácidos de cadeia ramificada ou branched chain amino acids (BCAA) são formados por valina, isoleucina e leucina. Compõem o grupo de 9 aminoácidos considerados essenciais, ou seja, aminoácidos que o seu corpo não é capaz de produzir e se faz necessária a ingestão via alimentação. Suas fontes são, obviamente, proteicas como, por exemplo, as carnes, ovos, leite e queijos. Dentre os três aminoácidos encontrados no BCAA, a leucina recebe maior destaque devido a sua função no aumento da síntese proteica muscular (MPS), processo que é considerado importante para a hipertrofia.

A sua suplementação está associada ao controle da fadiga, recuperação muscular, aumento da massa muscular, entre outros. Porém, no post de hoje, vamos nos ater a sua função mais desejada, a hipertrofia. Todavia, é preciso entender um pouco o mecanismo fisiológico por trás desse processo. 
Grosso modo, o estímulo inicial gerado pelo exercício faz com que a MPS aumente e, nesse momento, é extremamente importante disponibilizar todos os 20 aminoácidos para que a proteína seja produzida. Sendo os 9 essenciais e 11 não essenciais, ou seja, que o seu corpo é capaz de produzir. A partir desse principio e gerando estes estímulos de forma crônica, a hipertrofia pode ocorrer.

Um estudo avaliou a adição de BCAA em meia dose de whey protein associados ao treinamento resistido. No final desta pesquisa, os autores concluíram que a combinação entre os dois suplementos foi capaz de aumentar a MPS em relação ao grupo que suplementou placebo (substância inerte). Este resultado pode indicar, já que as dosagens de BCAA em suplementos proteicos (whey protein, albumina, soja, arroz, ervilha e similares) nem sempre estão próximas das ideias, que a adição de BCAA a estes suplementos poderia auxiliar no processo de hipertrofia.

Porém, aqui vai uma dica final e importante. Não faça uso de BCAA de isoladamente caso o seu desejo seja aumentar a massa muscular, pois, conforme mencionado acima, o seu músculo precisa de 20 para que o hipertrofia aconteça. 

Espero que você tenha gostado e até mais.

Rafael de Oliveira - Nutricionista especialista em nutrição aplicada ao exercício físico pela escola de educação física e esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP).

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